Telefones Úteis de Guarapari

Banco do Brasil - 27 31661-1040 Banco  do Brasil - 27 3361-0260 Banco Itaú - 27 3003-4828 Banestes - 27 3262-6259 Caixa Econômica Federal - 27 3221-3100 Cartório Reis Simões 1º Ofício  - 27 3361-4556 Cartório 2º Ofício Registro Geral de Imóveis - 27 3361-0044 Cartório 3º Ofício Notas Tina Mazzeli Almeida - 27 3261-0070 Cartório de Registro Cívil Soter Lyra - 27 3262-8997 Cartório Eleitoral - 27 3361-0980 Cemitério Parque Paraíso - Atendimento 24h - 27 3361-4000 Cesan - Companhia Espírito  Santense  de Saneamento - 115 Correios - 27 3262-5808 Escelsa S/A - 120 Polícia Civil - 147 Prefeitura Municipal de Guarapari - 27 3361-2322 Polícia Militar - 190 SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - 27 3361-5622
Leia Mais
  • 0

Feriados de Guarapari

LEI Nº. 2806/2007 feriados municipais DISPÕE SOBRE FERIADOS DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI. A Câmara Municipal de Guarapari, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, faz saber que o Plenário APROVOU e o Prefeito MunicipalSANCIONA a seguinte, L E I Art. 1º – Ficam considerados feriados no município de Guarapari, Estado do Espírito Santo, as seguintes datas: I     – Sexta-Feira da Semana Santa – data móvel. II    – 29 de junho – Dia de São Pedro. III   – 19 de setembro – Dia da Emancipação Política de Guarapari. IV  – 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. V   – 08 de dezembro – Dedicado a Nossa Senhora da Conceição-Padroeira da Cidade. Art. 2º - As datas acima enumeradas passarão a serem comemoradas oficialmente em caráter permanente e incluídas no calendário Turístico da Cidade. Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação…
Leia Mais
  • 0

Unidades de Saúde Pública

US Dr. Roberto Calmon Tel: (27) 3261-5965 Endereço: R. Antônio Cláudio Coutinho, s/nº – Centro Equipe: Médicos (clínica geral, pediatria, urologia, ortopedia e ginecologia), Enfermeira, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia, Aux. de Enfermagem, Assist. Administrativo, Atendente de consultório e Aux. de Serviços Gerais. Serviços oferecidos: consultas médicas (clínico, pediatra, ginecologista, urologia e ortopedia), aferição de Pressão Arterial, curativo, nebulização, vacina, exame do pézinho, dispensação de medicação, preventivo do câncer do colo do útero, preventivo do câncer de próstata, notificações, atendimento de fisioterapia, glicemia capilar, orientações de prevenção, atendimento de fonoaudiologia,  exames de radiologia. US Dr. Arnaldo Magalhães Neto Tel: (27) 3361 6894 Endereço: Pça. Antônio Jorge Assef, nº 07 – Muquiçaba Equipe: Médicos (clínico geral, ginecologista, ortopedista,…
Leia Mais
  • 0

Areias Monazíticas

A origem do termo “Cidade Saúde”, deve-se as areias monazíticas de Guarapari, pois estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva. O termo monazita provém do grego monazein- “estar solitário”, o que indica a sua raridade. As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas entre 1898 e em 1906 começaram a ser explorada pela MIBRA (Monazita Ilmenita do Brasil) , que instalou uma usina para fazer beneficiamento das areias monazíticas, exportando o produto para ser tratado na França. A Mibra era administrada por Boris Davidovitch, cidadão russo naturalizado americano. A Mibra explorou as areias de Guarapari até os meados dos anos 60 quando o Governo começou a taxar realmente a sua exploração e exportação. Os proprietários da MIBRA abandonaram a usin…
Leia Mais
  • 0

Culinária Capixaba

A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa. Com a vinda de imigrantes europeus novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta. Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua (cangiquinha com costeleta de porco) e o vatapá. Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de d…
Leia Mais
  • 0

Como Chegar em Guarapari

Avião Para chegar em Guarapari de avião, o aeroporto comercial mais próximo é o da Capital do Espirito Santo, em Vitória, fica aproximadamente a 64 quilômetros  de Guarapari. Em Guarapari existe um aeroporto mas somente para aviões pequenos. Consulte seu Voo Novo Aeroporto em Vitória veja como chegar: Carro Para chegar de carro em Guarapari, o acesso mais usado é a BR-101 e ES-480, mas também pode vim pela Rodovia do Sol, para quem vem de outras cidades do Espirito Santo. Ônibus Chega em Guarapari ônibus de diversos Estados do Brasil e as principais empresas de ônibus, que fazem esse percurso são: Itapemirim – www.itapemirim.com.br São Geraldo – www.saogeraldo.com.br Rio Doce – www.viacaoriodoce.com.br Águia Branca – www.aguiabranca.com.br
Leia Mais
  • 0

A História de Guarapari

Guarapari é um município do estado do Espírito Santo, no Brasil. Sua população é aproximadamente de 105.286 habitantes. A sua distância até Vitória é 51 km; até o Rio de Janeiro, 474 km e até Belo Horizonte, 540 km Por volta do ano 1000, os índios que ocupavam o litoral sul do atual estado do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à invasão de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros exploradores europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: os temiminós . Em 1585, o padre jesuíta José de Anchieta fundou uma missão jesuíta para catequizar os índios da região: a aldeia do Rio Verde ou aldeia de Santa Maria de Guaraparim. A aldeia possuía um convento e uma igreja dedicada a santa Ana. Para a sua inauguração, Anchieta compôs o Auto Tupi. Em 1677, foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1679, a aldeia de Guaraparim foi elevada à categoria de vila. Em 1835, foi criada a comar…
Leia Mais
  • 0