Novembro Azul prevenção do câncer de próstata e saúde do Homem

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que teve sua origem em 2008. O mês é dedicado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. Entre as ações voltadas ao mês no Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves, promoverá no dia 19 de novembro, considerado dia Internacional do Homem, a palestra “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico urologista Dr. Tharcísio Gé de Oliveira. Será aberta para pacientes, acompanhantes e funcionários. Segundo a referência técnica estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorim Hamsi, ao falar da saúde do homem é preciso lembrar de sua integralidade e de seu cuidado como um todo. “Trabalhamos durante todo o ano a saúde do homem de forma integral, como a promoção de vida, de saúde. Quando foi criada a Política Nacional de Atenção ao Homem, verificou-se que …
Leia Mais
  • 0

Relatório nacional mostra aumento nas exportações capixabas

O relatório de conjuntura econômica elaborado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), referente ao mês de outubro, destaca o aumento da participação das exportações capixabas no total exportado pelo país: 4,2% em 2019, o maior percentual desde 2015. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) essa variação decorre da exportação de uma plataforma de perfuração ou de exploração (de petróleo), em setembro, no valor de US$ 1,5 bilhão. Nacionalmente, outubro, aponta para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano corrente com leve melhora, passando de 0,87% (no final de setembro) para 0,91%. No entanto, em dezembro de 2018, esperava-se um crescimento 2,55%. Esse índice reflete, dentre outros, a significativa queda na expectativa de crescimento industrial, que está negativa em 0,73% (enquanto, ao final do ano passado, esperava-se que a indústria crescesse 3,1%). No mercado de crédito, a dificuldade de reversão da crise econômica pode ser…
Leia Mais
  • 0

Começou a Campanha Outubro Rosa no ES

Outubro é o mês dedicado à conscientização para o controle do câncer de mama com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, contribuindo para a redução da mortalidade. No Espírito Santo, o câncer de mama feminino é a principal causa de óbitos por câncer. Entre as dez principais doenças, é a sexta que mais matou as mulheres capixabas nos últimos quatro anos, ficando atrás de infarto agudo do miocárdio, pneumonia, diabetes, Alzheimer e doença cardíaca hipertensiva. Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 2015 a agosto de 2019 foram totalizados 1.449 óbitos por câncer de mama. Ainda com dados preliminares, em 2018 foram registrados 338 óbitos e em 2019, de janeiro a agosto, 217 mulheres morreram em decorrência da doença. Estimativas do relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o Espírito Santo terá, para o biênio de 2018-2019, 1.130 novos casos de câncer de mama feminino. Para transfo…
Leia Mais
  • 0

Inscrições Abertas para Oficina Tarifário Turístico

“Tarifário Turístico para prestadores de serviços do Espírito Santo” é o tema da próxima capacitação dentro do Programa Investe Turismo. A oficina é dirigida aos empresários que integram o segmento de turismo em Vila Velha, Vitória, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins. Para participar é preciso estar regularizado junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e ser micro ou pequeno empreendedor sediado nos municípios que integram o programa no Espírito Santo. As oficinas acontecem dia 14 de outubro em Vitória e dia 16, em Venda Nova do Imigrante. As inscrições são gratuitas e serão aceitas até o dia 10 de outubro. A proposta da oficina “Tarifário Turístico para prestadores de serviços do Espírito Santo” é orientar quanto a técnicas de formação de preços de venda voltados a comercialização dirigida a operadoras de turismo, agências de viagem e consumidor final. Será permitida uma inscrição por CNPJ. O secret…
Leia Mais
  • 0

Guarapari 128 anos Desfile Cívico no Centro

A cidade de Guarapari viveu hoje um dia de apresentação espetaculares, com  o desfile cívico de comemoração dos 128 anos de Emancipação Política da cidade. O evento contou com com a participação do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Desbravadores, Pestalosa,  Codeg, Escolas e outras organizações importantes na cidade. O público presente prestigiou com muito entusiasmo a todos que passavam na avenida, demonstrando muita apoio a esses eventos, que fazem parte da história da região. A abertura começou com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, e logo em seguida começou o desfile que durou até às 12 horas aproximadamente. No decorrer do desfile, foram abordados diversos temas, que fazem lembrar a origem da cidade,  e alguns tipos de serviços e produtos que são características fortes na cultura de Guarapari. Entre os temas, estiveram presentes homenagens aos Quilombolas, Tribos Indígenas, Pescadores, Praias, Panelas de Barro, Capoeira e muitos out…
Leia Mais
  • 0

Guarapari em Festa 128 Anos de Emancipação Política

Dia 19 de setembro, a cidade de Guarapari irá comemorar 128 anos de Emancipação Política do Município, e a prefeitura está programando eventos que irão acontecer a partir do dia 18 e se estenderá até o dia 21 de setembro. O evento irá contar com a apresentação de artistas, que se apresentarão durante esses dias, e no dia 19 como todo ano, terá o desfile cívico no centro da cidade, na rua Joaquim da Silva Lima, a partir das 9 horas. Mudanças no Trânsito do Centro Segunda-feira (16), parte do acesso a Rua Joaquim da Silva Lima, será interditado das 13h às 15h, para o ensaio dos alunos, que irão desfilar. No dia 17 a partir das 17 horas, não será permitido que carros estacionem, no trecho que começa a partir do Banco Itaú até a Drogaria Santa Lucia, assim como também em parte da Rua Manoel Severo Simões. No dia 18 das 17 horas até às 14 horas do dia 19, a  Av. Joaquim da Silva Lima, desde o Supermercado Santo Antonio (Radium Hotel) até a Praça do Bradesco, será interdi…
Leia Mais
  • 0

Curtindo as melhores praias em Guarapari

Quando o turista chega na cidade de Guarapari, encontra um ambiente totalmente receptivo para uma aventura no litoral capixaba. Muitos que vem para cá, estão vivendo um cotidiano nas cidades urbanas sem muitas opções de lazer natural. Parece que é isso que impressiona a primeira vista de quem vem para a Cidade Saúde, o contraste é muito impressionante, ao mesmo tempo que encontra uma cidade com centro urbano, trânsito e outras aparências urbanas, é possível observar dentro desse cenário muita natureza e pontos que fazem sentir vontade de serem visitados. Ao chegar na cidade, se for em direção ao centro da cidade, irá passar pela ponte que passa por cima do canal de Guarapari, o visual dessa ponte é incrível, e já podemos imaginar o que poderá vim nos próximos trajetos. Ao chegar no centro é possível ver muitas lojas locais, que vendem muitos produtos direcionados a praia, mas também encontra-se alumas lojas conhecidas. Quem vai para a Praia do Morro, provavelmente vai …
Leia Mais
  • 0

Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória, o decreto que institui o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, cujo objetivo é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vista ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas. Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a preocupação do Estado com o tema. “A compreensão das mudanças climáticas é fundamental para nossa sobrevivência e também comercial. Muitas pessoas pelo mundo não consomem se não souberem a origem do produto. Nós queremos que o Governo Federal passe a ter interesse pelo tema, mas nós não podemos ficar esperando. O projeto do nosso Estado tem diretrizes que estão sendo implementadas. Queremos um Estado mais atrativo, mais justo, com mais oportunidade e sendo sustentável”, afirmou. Casagrande também falou sobre as ações que v…
Leia Mais
  • 0

Inscrições Abertas para o Prêmio Nacional do Turismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo 2019. O objetivo é identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. O prêmio é organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT). São 11 as categorias. As inscrições seguem até dia 17 de outubro.

Gestores públicos, privados e representantes da sociedade civil que atuam no setor turístico terão chance de expor ações de vanguarda e conquistar reconhecimento. Serão 11 categorias premiadas: “Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo”; “Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo”; “Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo”; “Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo”; “Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo…

Leia Mais
  • 0

Espírito Santo participa da Pesca Trade Show em São Paulo

O potencial turístico do Espírito Santo no segmento de pesca está sendo apresentado na 13ª edição do Pesca & Companhia Trade Show 2019, que aconteceu em São Paulo. O evento reúne fabricantes e importadoras de equipamentos, empresas ligadas à pesca e operadoras e agências de turismo especializado. Este é o maior evento do segmento da América Latina. No estande do Espírito Santo, o destaque é o município de Vitória, cartão de visitas para aqueles que praticam pesca oceânica. As condições favoráveis para a prática e o histórico de recordes de pesca da espécie marlin na costa capixaba fazem do Estado um destino desejado para os praticantes, não só da pesca oceânica, mas também de outras modalidades do esporte. “Estamos presentes mais uma vez neste importante evento apresentando todo nosso potencial natural bem como o nosso destino como opção para a realização de eventos da área, já que unimos a qualidade natural necessária a um estado organizado para bem receber os turist…
Leia Mais
  • 0

Novo mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria 271/2019 que trata da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. No país são 2.694 cidades de 333 regiões turísticas. No Espírito Santo são 10 as regiões turísticas, que englobam 54 municípios. O Mapa do Turismo Brasileiro tem como meta principal qualificar os destinos e melhorar os serviços prestados aos turistas. O Secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, explica que o mapa é um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. “Nossa equipe percorreu o Estado auxiliando para que cada município buscasse as adequações necessárias para fazerem parte do mapa. Esta foi uma das nossas primeiras ações de governo, empenhados em orientar e colaborar com todos”. Nesta atualização, o Ministério do Turismo aumentou as exigências para que os municípios participassem do Mapa. Além de ter orçam…
Leia Mais
  • 0

Concurso fotográfico “As belezas que Anchieta viu”

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico “As belezas que Anchieta viu”. O concurso é aberto para amadores e profissionais. O objetivo principal é divulgar a história do Padre José de Anchieta valorizando a riqueza natural encontrada no caminho que ele fazia entre Vitória e o município de Anchieta. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de setembro. O concurso é uma iniciativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria Estadual da Cultura (Secult), prefeitura de Anchieta e Santuário de José de Anchieta. Os municípios que o concurso fotográfico abrange são Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Nessas cidades, os participantes poderão fotografar paisagens, cultura, monumentos históricos, fauna e flora. Como premiação, o concurso fotográfico irá distribuir câmeras fotográficas, tablets e kits de livros. Regulamento e inscrições: https:/…
Leia Mais
  • 0