Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) vai oferecer mais uma novidade para os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, o CRLV-e. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande e o diretor geral do órgão, Givaldo Vieira. Com isso, o documento não será mais emitido em papel moeda nas unidades do órgão de trânsito nem será mais encaminhado para o endereço dos proprietários de veículos. O novo documento eletrônico do veículo poderá ser impresso pelo próprio proprietário em papel comum, tendo a mesma validade da versão atual, uma vez que será certificado por um QR Code específico. O CRLV-e também dispensa o pagamento da taxa de postagem, que já era opcional. O novo formato de documento será utilizado pelos proprietários de 2.040.928 veículos que compõem a frota registrada no Espírito Santo atualmente. Além disso, em caso de perda do documento, o pro…
Leia Mais
  • 0

Decretado Estado de Emergência na Saúde Pública Capixaba

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, desta segunda-feira (16), o Decreto nº 4593-R, que constitui Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo e estabelece medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de coronavírus (COVID-19). O anúncio sobre a publicação do decreto havia sido feito na última sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa concedida no Palácio Anchieta, em Vitória. Para enfrentamento dessa emergência de saúde, a partir da publicação deste decreto, o Estado poderá: estabelecer isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver; e campanha de comunicação para utilidade pública. Dessa forma, o Estado terá possibilidade para requisição administrativa de outras área…
Leia Mais
  • 0

Lideranças e empresários visitam as obras do Hospital Cidade Saúde

A Prefeitura de Guarapari realizou nesta quinta-feira (27), um café da manhã com mais de 150 lideranças e empresários do município, para que pudessem ver o andamento das obras do Hospital Cidade Saúde. Durante a visita eles tiveram acesso ao canteiro de obras e conversaram com os técnicos da empresa responsável pelos trabalhos.

Na ocasião, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, explicou todo o processo de construção do hospital. “O sonho de se fazer um hospital de ponta em Guarapari vem desde a minha primeira gestão em 2008, busquei diversos apoios, inclusive junto ao governo do estado, mas não aconteceu, só em 2010 desapropriei esse terreno e em 2012 conseguimos a verba federal para a construção. Mas eu saí de prefeitura e a obra não teve continuação. Em 2017 quando assumi novamente, a documentação já estava vencendo, mas nós corremos atrás de resolver tudo e conseguimos continuar com a parceria do Governo…

Leia Mais
  • 0

Foi concedida a autorização para 30 taxistas em Guarapari

Na manhã de 21 de fevereiro, no auditório da Semed, o prefeito Edson Magalhães se reuniu com 30 taxistas que atuam no município, para conceder a autorização de serviço aos profissionais. A conquista é uma antiga luta dos trabalhadores e do atual gestor, que acompanha a questão desde quando estava como deputado estadual. “Venho acompanhando a situação a muito tempo e hoje é uma grande conquista, estarmos concedendo permissões a 30 profissionais. Agora trabalharão regularizados, oferecendo um serviço de segurança e qualidade. São trabalhadores qualificados que possuem grande relação com a comunidade”, comentou Edson Magalhães, Prefeito de Guarapari Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, os taxistas que trabalhavam apenas com liminar, tiveram seu direto garantido a trabalhar legalmente no município. Segundo o presidente da Associação dos Taxistas e Defensores do Centro de Guarapari, Paulo Silas Vida Benevenuto, “foi uma luta muito grande para todos que t…
Leia Mais
  • 0

Obras de compensação para construção do Condomínio Alphaville

Em breve a cidade de Guarapari receberá grande investimento no setor imobiliário de alto padrão, se trata do empreendimento Condomínio Alphaville Três Praias, localizado na região das Três Praias, em Perocão. Desde 2018 o município vem trabalhando na análise e aprovação do projeto e em maio de 2019 o empreendimento foi apresentado em audiência pública, onde foram abordados os Estudo de Impacto de Vizinhança. O convite para o evento público foi divulgado amplamente pela cidade, através cartazes, envio de convites e imprensa local. Para a aprovação do projeto, a prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Análise e Aprovação de Projetos – Semap, realizou uma série de exigências. O empreendimento residencial e comercial, de responsabilidade da Itacap Três Incorporações e Participações Ltda, foi aprovado pela prefeitura de Guarapari, no início de dezembro de 2019, após as adequações necessárias e a apresentação de todas as documentações exigidas. Serão med…
Leia Mais
  • 0

Espírito Santo elabora plano para conter o Coronavirus

Apesar de o Espírito Santo não registrar nenhum caso suspeito de coronavírus, a Secretaria da Saúde (Sesa), através do Centro de Operações Estratégicas (COE), elaborou o Plano de Resposta às Emergências e pactuou com os municípios. O plano reúne as medidas necessárias para atuação dos serviços de saúde em todo Estado no controle da doença.

O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China.

Na tarde desta quinta-feira (30), o grupo esteve reunido para apresentar e avaliar as medidas relacionadas no plano e que serão adotadas para definir os casos. O documento segue o modelo nacional, mas insere algumas especificidades do Espírito Santo.

Estiveram presentes na reunião representantes da Sesa, do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems), das Prefeitur…

Leia Mais
  • 0

Aluguel de Bike e Patinete elétrico em Guarapari

O município de Guarapari agora conta com um novo serviço de mobilidade urbana, a empresa Grow iniciou na última semana, o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes sem estação para retirada e devolução. A área de cobertura se estende da Avenida Anchieta, no bairro Ipiranga, até a Rua Brasília, na Praia do Morro, passando pelo Centro, Morro do Atalaia, Jacunem e Condados. As bikes e patinetes podem ser usadas 24 horas por dia e estacionadas dentro da área de atuação da empresa na região, preferencialmente nos pontos parceiros ou em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido. Segundo a empresa, a definição da área de operação em Guarapari levou em conta diversos critérios, como a demanda de pessoas que precisam percorrer curtas distâncias ao longo do dia, topografia favorável, estrutura de ciclovias e ciclofaixas, regulamentação e segurança. Essa medida tem o objetivo de contribuir na racionalização do uso do sistema público de transportes, integrand…
Leia Mais
  • 0

Começa dia 10 o período de defeso do caranguejo-uçá

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no próximo dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês. Sendo assim, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização. Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”.  De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril. “Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari. A “andada” é o p…
Leia Mais
  • 0

XVIII FEINARTG em Guarapari com a participação da Agroindústria

Pela primeira vez, representantes da agroindústria familiar capixaba vão participar da XVIII Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari (FEINARTG), que está em sua 18ª edição. Para isso, os 27 beneficiados contarão com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A feira começou na sexta-feira (27) e segue até o dia 19 de janeiro de 2020. Do total de representantes da agroindústria, 15 empreendimentos são do município de Guarapari. Os expositores foram selecionados mediante editais publicados pela Aderes. De acordo com o diretor presidente da Agência, Alberto Gavini, a medida busca aumentar a visibilidade dos empreendedores capixabas, favorecendo a geração de novas oportunidades de negócios. “A feira será realizada durante o verão, num período em que o município de Guarapari recebe visitantes de todo o país, o que favorece a divulgação do trabalho dos empreendedores capixabas. Há expositores que conseg…
Leia Mais
  • 0

Detran lança Campanha para não beber ao dirigir

Imagine um pai e seu filho que ao longo dos anos planejaram uma viagem. Juntos, sonharam com a formatura e com momentos marcantes como a torcida pelo time do coração na final do Mundial, no estádio. Eles eram inseparáveis até que a mistura bebida e direção deixou esse amor apenas na memória. Este triste final, que é, infelizmente, a realidade para muitas famílias capixabas, é o enredo da nova campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para o período de verão que entra no ar, nesta quarta-feira (18), nas emissoras de televisão, de rádio e na Internet. O Detran|ES utiliza para esta produção o mote “Nenhuma quantidade de álcool é segura para dirigir” com o alerta principalmente para aquelas pessoas que insistem em beber, mesmo que alguns goles, e assumir a direção de um carro, motocicleta ou outro veículo de transporte. Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a “tolerância zero” com a mistura bebida e direção exigida na fiscalização d…
Leia Mais
  • 0

Operação Verão é iniciada pelo Corpo de Bombeiros Capixaba

O Corpo de Bombeiros Militar lançou, na manhã deste domingo (15), na Praia de Camburi, em Vitória, a Operação Verão 2019/20. O evento teve participação do governador Renato Casagrande, além de diversas autoridades. Todos os anos a Corporação planeja e executa a ação, que consiste no conjunto de esforços humanos, materiais e tecnológicos estrategicamente dimensionados e distribuídos para intensificar os trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos nos balneários de nosso Estado. O objetivo é reduzir ainda mais o número de afogamentos, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco e, consequentemente, maior probabilidade de ocorrências desses acidentes. Serão cerca de 200 bombeiros militares, mais de 700 guarda-vidas civis, motos aquáticas, quadriciclos, lanchas, entre outros recursos, atuando na orla de 14 municípios que já firmaram convênio com o CBMES para efetivar a Operação Verão 2019/20, que se inicia neste domingo (15) e tem seu encerramento em 01 de …
Leia Mais
  • 0

Novembro Azul prevenção do câncer de próstata e saúde do Homem

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que teve sua origem em 2008. O mês é dedicado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. Entre as ações voltadas ao mês no Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves, promoverá no dia 19 de novembro, considerado dia Internacional do Homem, a palestra “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico urologista Dr. Tharcísio Gé de Oliveira. Será aberta para pacientes, acompanhantes e funcionários. Segundo a referência técnica estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorim Hamsi, ao falar da saúde do homem é preciso lembrar de sua integralidade e de seu cuidado como um todo. “Trabalhamos durante todo o ano a saúde do homem de forma integral, como a promoção de vida, de saúde. Quando foi criada a Política Nacional de Atenção ao Homem, verificou-se que …
Leia Mais
  • 0