Começa dia 10 o período de defeso do caranguejo-uçá

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no próximo dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês. Sendo assim, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização. Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”.  De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril. “Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari. A “andada” é o p…
Leia Mais
  • 0

Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória, o decreto que institui o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, cujo objetivo é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vista ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas. Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a preocupação do Estado com o tema. “A compreensão das mudanças climáticas é fundamental para nossa sobrevivência e também comercial. Muitas pessoas pelo mundo não consomem se não souberem a origem do produto. Nós queremos que o Governo Federal passe a ter interesse pelo tema, mas nós não podemos ficar esperando. O projeto do nosso Estado tem diretrizes que estão sendo implementadas. Queremos um Estado mais atrativo, mais justo, com mais oportunidade e sendo sustentável”, afirmou. Casagrande também falou sobre as ações que v…
Leia Mais
  • 0

Espírito Santo participa da Pesca Trade Show em São Paulo

O potencial turístico do Espírito Santo no segmento de pesca está sendo apresentado na 13ª edição do Pesca & Companhia Trade Show 2019, que aconteceu em São Paulo. O evento reúne fabricantes e importadoras de equipamentos, empresas ligadas à pesca e operadoras e agências de turismo especializado. Este é o maior evento do segmento da América Latina. No estande do Espírito Santo, o destaque é o município de Vitória, cartão de visitas para aqueles que praticam pesca oceânica. As condições favoráveis para a prática e o histórico de recordes de pesca da espécie marlin na costa capixaba fazem do Estado um destino desejado para os praticantes, não só da pesca oceânica, mas também de outras modalidades do esporte. “Estamos presentes mais uma vez neste importante evento apresentando todo nosso potencial natural bem como o nosso destino como opção para a realização de eventos da área, já que unimos a qualidade natural necessária a um estado organizado para bem receber os turist…
Leia Mais
  • 0

Concurso fotográfico “As belezas que Anchieta viu”

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico “As belezas que Anchieta viu”. O concurso é aberto para amadores e profissionais. O objetivo principal é divulgar a história do Padre José de Anchieta valorizando a riqueza natural encontrada no caminho que ele fazia entre Vitória e o município de Anchieta. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de setembro. O concurso é uma iniciativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria Estadual da Cultura (Secult), prefeitura de Anchieta e Santuário de José de Anchieta. Os municípios que o concurso fotográfico abrange são Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Nessas cidades, os participantes poderão fotografar paisagens, cultura, monumentos históricos, fauna e flora. Como premiação, o concurso fotográfico irá distribuir câmeras fotográficas, tablets e kits de livros. Regulamento e inscrições: https:/…
Leia Mais
  • 0

Começou a temporada para avistar as Baleias Jubarte

A temporada de avistamento das baleias Jubarte no Espírito Santo já começou e vai até o mês de outubro. Com embarcações regulamentadas pela Capitania dos Portos e equipes treinadas, os passeios turísticos saem da capital Vitória aos finais de semana e feriados, quando houver condições climáticas favoráveis, e contam com a presença de pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte. A expectativa é de que cerca de 25 mil baleias passem pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro. O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a organização dos serviços náuticos especializados em turismo de avistamento de baleias no Espírito Santo e a importância de a atividade turística ser realizada de forma sustentável. “A contemplação de baleias, além de ser uma experiência riquíssima e um diferencial da oferta turística de Vitória, é capaz de gerar emprego e renda para todos os envolvidos nesse tipo de serviço, fortalecendo a cadeia produtiva que tem se estruturado em torno d…
Leia Mais
  • 0

Golfinho Encontrado Morto na Praia das Castanheiras

Hoje cedo foi encontrado um golfinho morto na praia das castanheiras, não se sabe exatamente a causa da sua morte, mas alguns banhistas que estavam no local disseram que o animal foi encontrado nas pedras, por volta de umas 7 horas da manhã, por um banhista que caminhava no local. O motivo da morte ainda é desconhecido.

O animal tinha pouco mais de 1 metro, e seu corpo apresentava algumas marcas, não se sabe se foi por causa das pedras ou por causa da possível rede de pesca. Também deve ser levado em conta que nessa área da praia onde o golfinho foi encontrado, a maré quando está baixa, a água fica rasa deixando as pedras visíveis, e em alguns pontos ficam secos, pode ser que ele tenha entrado ali com a maré cheia e quando a maré baixou, ficou preso e encalhou nas pedras e consequentemente morreu.

Quando ocorrer casos assim, de encontrar animais mortos, feridos ou perdidos, recomenda=se entrar em contato com a …

Leia Mais
  • 0