Espírito Santo dá continuidade à vacinação de novo grupo prioritário contra a Covid-19

O Governo do Estado deu sequência à vacinação dos novos grupos prioritários contra o novo Coronavírus (Covid-19). Em ato simbólico realizado nesta terça-feira (04) no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu pacientes com fibrose cística, obesidade mórbida, problema renal crônico em diálise e uma puérpera. Desde a última quinta-feira (29), o Estado distribuiu aos municípios doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) para atender este novo grupo. “Essa vacina representa esperança, ainda mais para esse grupo. A gente tem avançado na vacinação com todo o esforço do Governo do Estado e dos municípios. A gente não está perdendo tempo e vamos continuar imunizando as pessoas com comorbidade. São mais de 400 mil pessoas e queremos que todos estejam vacinados com a primeira dose ainda em maio para que a gente siga dando velocidade na vacinação”, afirmou o governador. Nessa segunda-feira (03), o Espírito Santo iniciou a vacinação deste grupo, com o ato …
Leia Mais
  • 0

Fila em Guarapari para se vacinar contra a Covid-19

Em Guarapari, no Espírito Santo, uma fila de carros chamou a atenção desde o amanhecer desta quinta-feira (25) na Praia do Morro. Eram carros de idosos que foram se vacinar contra a Covid-19. Até sábado (27), a Prefeitura de Guarapari vai aplicar a primeira dose da vacina contra o coronavírus em idosos da faixa etária de 70 a 74 anos. A vacinação está acontecendo no horário da manhã, das 8h até o meio-dia. Mas os moradores foram para fila muito antes desse horário. Alguns moradores chegaram por volta das 4h ao local, como o aposentado Antonio Ramos. "Meio desorganizado, podia ter mais pontos de atendimento para facilitar", considerou. Mesmo com as senhas que foram distribuídas, muitos moradores não sabiam se realmente iriam conseguir se vacinar. "Já conseguimos a senha, número 353. Chegamos aqui quatro da manhã", contou o DJ Robson Moreira, que foi levar a mãe para ser vacinada. "Nesse sufoco, e ainda com a incerteza de ser vacinado ou não, porque a ficha é di…
Leia Mais
  • 0

Governo do Estado anuncia novas medidas restritivas durante a quarentena

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (25), a adoção de novas medidas restritivas durante o período de quarentena, que visa o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. As medidas de quarentena serão prorrogadas até o dia 04 de abril (domingo da Páscoa). O governador Renato Casagrande também anunciou o início da vacinação dos trabalhadores da segurança pública e da educação, a partir do dia 15 de abril. “Estamos no oitavo dia da quarentena. Avançamos na redução da interação entre as pessoas nesses dias, mas é preciso reconhecer que nós precisamos avançar mais. É importante que a gente compreenda que os dados que a gente tem são dados que ainda têm de deixar todos os capixabas preocupados. É preciso adotar novas medidas para que possamos diminuir a interação e melhorar os indicadores que discutimos todos os dias com a sociedade”, afirmou o governador. Entre as novas medidas anunciadas que serão válidas a partir deste domingo (28), estão: a m…
Leia Mais
  • 0

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: cuidados devem permanecer na pandemia

Nesta quarta-feira (24), é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a gravidade da doença. Transmitida por meio das vias aéreas, os cuidados para evitar a contaminação devem ser realizados ao longo do ano, mas, principalmente, no período da pandemia de Covid-19. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria da Saúde (Sesa), Ana Paula Rodrigues Costa, explica que a infecção pelo novo Coronavírus fragiliza o sistema imunológico do paciente. Com isso, ele fica mais vulnerável para contrair doenças relacionadas ao sistema respiratório, como a tuberculose. “A exposição ao Covid-19 reativa a bactéria da tuberculose, que está inserida em boa parte da sociedade de forma latente. É necessário tratar de forma inteligente as duas doenças, uma vez que ambas possuem sintomas semelhantes. Além disso, é essencial manter as atividades essenciais de enfrentamento à tuberculose como identificar, d…
Leia Mais
  • 0

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 12 de abril

Entre os dias 12 de abril e 09 de julho acontece a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem por objetivo a redução de complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação. Devido à concomitância das ações de vacinação de Influenza e de Covid-19, para este ano, o Ministério da Saúde orienta que o início da 23ª Campanha seja realizada com a primeira fase pelo público de crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Nos anos anteriores iniciavam pelo público idoso, por exemplo. A medida vem, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, para priorizar a vacinação contra a Covid-19 dos idosos. “A vacinação contra influenza começará no mesmo período em que ainda estaremos imunizando o público idoso contra a Covid-19. Diante disso, a priorização desse grupo será pela vacina Covid, e ma…
Leia Mais
  • 0

Espírito Santo inicia vacinação contra a Covid-19 de idosos de 70 a 74 anos

O Governo do Espírito Santo deu início, na manhã desta segunda-feira (22), à vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) de idosos de 70 a 74 anos. A abertura da Campanha de Vacinação Estadual contra a Covid-19 para este público ocorreu em ato simbólico realizado na Unidade Regional de Saúde Boa Vista II, no município da Serra, com a presença do governador Renato Casagrande. O Estado iniciará a vacinação dos idosos de 70 a 74 anos com o envio aos municípios do quantitativo para atender 78% desta população (99.741). Também será realizado o envio das D1 para completar 100% da cobertura dos idosos de 75 a 79 anos; iniciando também o envio para atender 63% das comunidades quilombolas; e mais um quantitativo para os trabalhadores da saúde. Durante o ato simbólico, o governador Casagrande reforçou a importância da vacinação. “Hoje estamos dando um passo a mais na imunização da população. Quando a pessoa recebe as duas doses, fica menos suscetível à doença ou apresenta sintom…
Leia Mais
  • 0

Governo do Estado anuncia quarentena de 14 dias para combater avanço da Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (16), a adoção de novas medidas restritivas visando o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. A partir desta quinta-feira (18) até o próximo dia 31, fica suspenso o funcionamento de quaisquer serviços e atividades, à exceção dos considerados essenciais – previstos nas Medidas Restritivas em Favor da Vida. As medidas anunciadas pelo governador Renato Casagrande são válidas para todo o território capixaba no período de 14 dias. “É muito ruim assistir aos estados entrando em colapso. Abrimos leitos e vamos continuar abrindo, mas temos um limite: tanto de profissionais de saúde, quanto de medicamentos e insumos. Estamos fazendo um trabalho para organizar a gestão dos leitos e atender o capixaba com dignidade. Será um período difícil, mas necessário. Por isso, precisamos da ajuda de todos. São medidas que atingem todos os 78 municípios para tentar reduzir essa interação das pessoas e reduzir a taxa da ocupaçã…
Leia Mais
  • 0

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

No próximo dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O dia tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar. Com o tema “Cada Gota tem Amor”, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), vai promover uma programação especial, entre os dias 23 e 26 de novembro, para homenagear os doadores de sangue, chamar atenção para a importância da doação contínua e sensibilizar novos doadores. Apesar de ser um ato simples, rápido e seguro, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma redução de 40% no número de doadores, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora devido ao baixo estoque de todos os tipos sanguíneos. De acordo com a diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, poucas pessoas sabem que, com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas. “O tema ‘Cada Gota tem Amor’ representa a importância de um doador d…
Leia Mais
  • 0

Mapa de Risco Covid-19 no Espírito Santo

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (11), o 22º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (14) e o domingo (20). Ao todo, 39 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo e outros 39 estão em Risco Moderado. Não há nenhum município em Risco Alto. O Mapa foi construído seguindo a metodologia da 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada no final de agosto. A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril. O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins e…
Leia Mais
  • 0

Saiba como conservar e descartar corretamente os medicamentos

Em casa é comum as pessoas terem medicamentos para cuidar de pequenas emergências, ou até mesmo, outros que sobram depois de serem prescritos por um médico. Quem tem esse hábito precisa se atentar quanto ao armazenamento e o descarte correto desses medicamentos. O alerta é da coordenadora de Farmácia que atua pela Pró-Saúde, no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, Edna Ormi Galazi. Ela explica que tais medidas visam à conservação dos medicamentos e garantem a segurança e a eficácia dos tratamentos. “É indispensável conservar os medicamentos em um local onde as propriedades deles sejam mantidas, evitando áreas quentes, como cozinha, banheiro e sobre a geladeira, onde é comum que a temperatura esteja alta”, orienta. Segundo a coordenadora, os remédios que não proporcionam nenhum efeito para o tratamento, como os vencidos, precisam ser descartados de maneira correta, para que não atinjam o meio ambiente. “Remédios não podem ser descartados em lix…
Leia Mais
  • 0

Decretado Estado de Emergência na Saúde Pública Capixaba

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, desta segunda-feira (16), o Decreto nº 4593-R, que constitui Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo e estabelece medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de coronavírus (COVID-19). O anúncio sobre a publicação do decreto havia sido feito na última sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa concedida no Palácio Anchieta, em Vitória. Para enfrentamento dessa emergência de saúde, a partir da publicação deste decreto, o Estado poderá: estabelecer isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver; e campanha de comunicação para utilidade pública. Dessa forma, o Estado terá possibilidade para requisição administrativa de outras área…
Leia Mais
  • 0

Lideranças e empresários visitam as obras do Hospital Cidade Saúde

A Prefeitura de Guarapari realizou nesta quinta-feira (27), um café da manhã com mais de 150 lideranças e empresários do município, para que pudessem ver o andamento das obras do Hospital Cidade Saúde. Durante a visita eles tiveram acesso ao canteiro de obras e conversaram com os técnicos da empresa responsável pelos trabalhos.

Na ocasião, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, explicou todo o processo de construção do hospital. “O sonho de se fazer um hospital de ponta em Guarapari vem desde a minha primeira gestão em 2008, busquei diversos apoios, inclusive junto ao governo do estado, mas não aconteceu, só em 2010 desapropriei esse terreno e em 2012 conseguimos a verba federal para a construção. Mas eu saí de prefeitura e a obra não teve continuação. Em 2017 quando assumi novamente, a documentação já estava vencendo, mas nós corremos atrás de resolver tudo e conseguimos continuar com a parceria do Governo…

Leia Mais
  • 0