Em Guarapari, no Espírito Santo, uma fila de carros chamou a atenção desde o amanhecer desta quinta-feira (25) na Praia do Morro. Eram carros de idosos que foram se vacinar contra a Covid-19.

Até sábado (27), a Prefeitura de Guarapari vai aplicar a primeira dose da vacina contra o coronavírus em idosos da faixa etária de 70 a 74 anos.

A vacinação está acontecendo no horário da manhã, das 8h até o meio-dia. Mas os moradores foram para fila muito antes desse horário.

Alguns moradores chegaram por volta das 4h ao local, como o aposentado Antonio Ramos. “Meio desorganizado, podia ter mais pontos de atendimento para facilitar”, considerou.

Mesmo com as senhas que foram distribuídas, muitos moradores não sabiam se realmente iriam conseguir se vacinar.

“Já conseguimos a senha, número 353. Chegamos aqui quatro da manhã”, contou o DJ Robson Moreira, que foi levar a mãe para ser vacinada.

“Nesse sufoco, e ainda com a incerteza de ser vacinado ou não, porque a ficha é distribuída na hora. A gente chega cedo para poder garantir”, declarou o aposentado Romilson Martiniano.

Quem foi se vacinar a pé, no complexo esportivo da cidade, também enfrentou uma espera de horas, sem distanciamento entre as pessoas.

A Secretaria de Saúde (Semsa) de Guarapari disse que não há necessidade de passar a noite na fila ou chegar muito cedo, pois nenhum idoso pertencente ao grupo prioritário ficará sem vacina.

Assim que novas doses forem disponibilizadas pelo governo do estado, o município realizará novo calendário de vacinação.

Na última semana, segundo a prefeitura, foram contabilizadas sobras de doses em todos os dias de vacinação.

Segundo o município, o complexo esportivo onde está sendo realizada a vacinação para idosos ativos e sem carro dispõe de estrutura com banheiros e há oferta de álcool em gel para higienização das mãos.

No local, segundo a prefeitura, está sendo realizado trabalho de organização, com as pessoas sendo acomodadas em cadeiras.

A prefeitura está desenvolvendo o sistema de agendamento e a expectativa é de que na próxima semana os moradores já possam usar a ferramenta de marcação das vacinas.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

Digitar os códigos aqui : *

Reload Image

três × três =