Se você concluiu o Ensino Médio em uma escola pública ou em uma escola particular na condição de bolsista e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 ou 2021, você pode disputar uma das bolsas ofertadas pelo Governo do Estado para fazer a graduação sem custo. É o Programa Nossa Bolsa 2022/02, que abre as inscrições nesta quarta-feira (1º).

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que o Programa Nossa Bolsa integra o Sistema UniversidadES. “A UniversidadES, nossa universidade estadual, reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional e de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e inovação. O Nossa Bolsa é uma dessas importantes políticas públicas”, pontuou.

O secretário Ricardo Pessanha destacou também que, por meio do programa, já são mais de 15 mil bolsas ofertadas em todo o Estado, facilitando e dando oportunidade de acesso dos capixabas ao ensino superior. “A educação é o instrumento mais poderoso que temos para transformar a vida das pessoas para melhor”, acrescentou.

O 2º edital do Nossa Bolsa em 2022 foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e pode ser acessado clicando aqui. São 1.300 bolsas integrais para o capixaba realizar a sua graduação em uma das 20 instituições de Ensino Superior localizadas em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e do interior do Estado.

Ao todo, 40 opções de cursos estão à disposição para a escolha da população. Entre as opções estão os cursos de Direito, Enfermagem, Administração, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas de Informação, Farmácia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Engenharia Mecânica, Publicidade e Propaganda, entre outros.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, explicou a decisão da Fundação de lançar o segundo edital em 2022. “O nosso objetivo é dar mais oportunidade para as pessoas. Com o número de inscritos no primeiro edital deste ano, percebemos que uma grande parte da população não conseguiu ser contemplada com uma bolsa e que essas pessoas sonham em realizar a graduação e precisam dessa bolsa para concretizar seus sonhos. Por isso, mantivemos a parceria com a Sedu neste novo edital e, com isso, foi possível conseguir mais recursos para poder atender a essa demanda. Estamos muito felizes e com ótimas expectativas”, salientou.

As inscrições serão abertas às 9 horas desta quarta-feira (1º) e terminam às 23h59 do próximo dia 12 e junho. Os interessados podem realizar a inscrição no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Em caso de dúvidas, a Fapes disponibilizou um passo a passo de como se inscrever no site. Para acessar o manual do candidato, é só clicar aqui.

Quem pode participar do Nossa Bolsa 2022

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.

Para se inscrever, o candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 e 2021 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2022/02 o cidadão que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

Fonte: Governo ES

Deixe um Comentário

Digitar os códigos aqui : *

Reload Image

9 + oito =